quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVEU 1º SEMINÁRIO DE CONSELHOS DA AMFRI

Conselheiros e Secretários de Educação de todos os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) estiveram reunidos neste 1° Seminário com o objetivo de fortalecer os Conselhos da região. Foram debatidos no evento temas como o papel e a atribuição do Conselho e do Dirigente Municipal de Educação, assim como as Competências e Habilidades de um Conselheiro.


Na oportunidade, O SENAI apresentou indicadores educacionais e um modelo de gestão para a educação e os conselheiros dos Conselhos Municipais de Educação de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú, Luis Alves, Penha, Piçarras, Itapema e Porto Belo, que participaram da Formação de Conselheiros Municipais de Educação apresentaram Projetos Integradores, com propostas de ações para reestruturar o Conselho e melhorar a qualidade da educação.


A Formação continuada de Conselheiros Municipais foi implantada pela primeira vez em Santa Catarina em novembro de 2009, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e constituiu uma iniciativa do Pró-conselho do Governo Federal, em regime de parceria com o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, UNCME e UNDIME.

O evento contou com a presença do Consultor Técnico do Ministério da Educação, Clodoaldo José de Almeida ,da Coordenadora Estadual da UNCME, Darli Zunino. Maria Heidemann, conselheira nacional da UNDIME. Esta foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Educação de Itajaí. Como desdobramentos desta iniciativa, ficou acordado entre os participantes, que em 2011, o II Seminário ocorrerá na cidade de Balneário Camboriú, tendo como um dos desafios, a divulgação dos resultados dos Projetos apresentados.